segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Jerry Lewis e seu trabalho incrível

Um assunto que adoro, e tenho certeza de que muita gente também ama é cinema. Curto muito filmes atuais e vira e mexe assisto coisas novas ao lado do meu marido lindo. Mas os filmes antigos ainda são os que mais me agradam. Como muita coisa do que eu gosto não é tão conhecida do pessoal, resolvi escrever um pouco sobre isso no blog. Acho que o que é legal sempre tem que ser compartilhado com o maior número de pessoas possível, não é mesmo? =)

Então vamos lá:

Primeiramente, tenho de dizer: uma das coisas que mais amo na vida é dar risada e, além disso, meu gênero favorito, definitivamente, é o humor. Tanto para seriados, quanto para cinema e para tantas outras coisas na vida. Até para ouvir música prefiro mil vezes algo alegre do que qualquer coisa que me deixe para baixo.

Então, não por acaso, um dos meus atores/diretores favoritos é o Jerry Lewis. Comecei a assistir seus filmes quando ainda era pequena; minha mãe já gostava muito dele e costumava assistí-lo nos sábados à tarde, quando normalmente ele aparecia no Canal 21 ou na Rede TV!. Logo que comecei a ver seu trabalho, tive a impressão de que Jerry fizesse um humor forçado demais para o meu gosto. Mas depois, com o tempo, fui curtindo cada vez mais seus filmes, até chegar o ponto de admitir que estava me tornando fã.

Ele atuou e dirigiu inúmeros filmes desde os anos 40. Seu estilo é predominantemente o humor pastelão, e várias situações nos enredos de suas obras beiram ao humor nonsense e surreal.

Minha pequena (e incompleta!) coleção de dvd's do Jerry
A maioria dos filmes de Jerry Lewis traz histórias leves e até meio clichês em determinado ponto. Muitos de seus personagens são pobres injustiçados e bem atrapalhados, que ao longo da história descobrem sua "cara metade" e percebem que são muito mais fortes do que imaginavam. 

A grande marca registrada de Lewis são seus trejeitos desengonçados e caretas doidas. Jim Carrey sem dúvida alguma deve ter assistido muito o Jerry antes de ficar famoso.

Uma "amostra" de seus trejeitos:
Adoro esse vídeo

Lewis, em seus primeiros anos, teve carreira de sucesso ao lado do ator Dean Martin mas, sinceramente, prefiro seu trabalho solo. Acho que ele teve mais abertura para suas interpretações, sem contar que seus filmes ficaram muito melhores a partir do momento em que o próprio passou a dirigí-los.


Jerry nos anos 60

Meus filmes preferidos são The Geisha BoyThe BellboyCinderfellaThe Ladies Man (que foi o primeiro filme dele que vi e adorei logo de cara) e The Nutty Professor (mais conhecido como "O Professor Aloprado". Pois é, o filme original é do Jerry Lewis, e não de Eddie Murphy, como muitos pensam!)

Como eu disse no início do post, adoro dar risada. Acho que a vida sem bom humor é algo desolador. Apesar de eu muitas vezes aparentar ser uma pessoa "séria", "reservada" e/ou "mau-humorada", a verdade é que eu adoro uma graça. Por esses e outras, acho Jerry Lewis um grande e talentoso cineasta. Morro de rir com seus filmes, e sei que, se depender de mim, até meus filhos irão assistí-los.
Não agüentei e fiz um GIF do Professor Aloprado!


Um comentário:

Mari disse...

Que legal Isa! Vou pesquisar sobre esses filmes, também adoro cinema e filmes antigos, mas esses que vc citou eu nunca vi. E essa do professor Aloprado eu também não sabia xD hahahaha, adorei!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...