quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Só uma opinião.

Estou lendo "Mein Kampf", livro escrito por Adolf Hitler, recomendado pelo meu namorido que é aspirante a neo-nazista fajuto. Me interessei por ele porque queria saber mais sobre esse personagem obscuro do século XX, indo além do que aprendi nas aulas de história da escola. Aí me deu vontade de dizer:

Pra mim Hitler não foi todo esse FDP que dizem. É óbvio que ele fez muita merda e prejudicou milhares de pessoas, mas acredito ele era um grande louco. Não aquele tipo de louco que traz boas revoluções ao mundo, mas aquele louco pinel bitolado mesmo.
Ele era muito inteligente, mas também presunçoso. Sem contar que usava demais de falsa modéstia pra se auto-promover.Defendia doidamente o nacionalismo, tanto que passou a acreditar que pessoas como judeus eram os culpados por todos os problemas da Alemanha, e que essa "raça" deveria ser exterminada para o bem de todos os povos que quisessem manter o mundo são. Daí dá pra se ver o nível de loucura desse cara.
Não discordo totalmente do que ele diz em seu livro, em alguns pontos tenho de admitir que ele tinha muita razão, como por exemplo quando dá o espaço de um capítulo inteiro para falar sobre "propaganda política" para as massas. Esse tipo de propaganda é usada até hoje para incutir idéias nas cabeças dos mais desavisados.



O legal de ler coisas desse tipo é que podemos ter visão dos dois lados da história: o que aprendemos e assimilamos como verdade,e o que realmente aconteceu. Aliando essas duas partes e procurando ver o que realmente tem fundamento, podemos tirar conclusões completas sobre vários assuntos.

6 comentários:

disse...

guria, achei que eu era uma das poucas pessoas que pensavam isso dele. haha Concordo plenamente, pra mim ele foi um baita louco, louco de verdade. E o pior, ele acreditava na verdade que ele inventou. Fez um monte de coisas erradas, mas que para ele, no mundo doido em que ele vivia, era certo. Ao invés de nazista, deverias ser autista! haha

ps:. Aquela foto é numa das ruas que levam ao parque da Redenção em Porto Alegre.

disse...

* deveria!

Gi disse...

Sempre acho legal essa história de ver a coisa de um outro ângulo.
Ainda mais quando é uma coisa que nos enfiaram na cabeça que deveria ser daquele jeito.

flávia ruas disse...

Ver os dois lados da história é sempre bom, mas não deixo de achar que hitler foi um louco, no mau sentido.

Olívia disse...

tenho vontade de ler esse livro, mas agora com faculdade vai ficar dificil..

Menin@ disse...

Hitler? Doidão! E ridículo. Mas bem como disseram, ele passou a acreditar na mentira que inventara. Aliás, essa mesma era a base dele. "Uma mentira contada e afirmada várias vezes torna-se uma verdade", ou algo assim.. :D
Bjix
P.S. Obrigada flor! Seu blog também é muito bonito! Adoro jeans! ;D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...