segunda-feira, 15 de março de 2010

Descoberta recente


Em se tratando de literatura, meus gêneros favoritos sempre foram romance, contos, crônicas e biografias. Mas sei lá eu porque, poucas vezes tive vontade ou até mesmo interesse em ler algum tipo de aventura. Até que um dia me deparei, na casa do meu namorado, com o livro "Volta ao mundo em 80 dias" de Julio Verne. O nome desse autor sempre me foi recorrente em revistas e programas de TV que eu gostava de ler e assistir quando mais nova, e talvez até por isso mesmo, me interessei pelo dito livro. Em menos de duas semanas minha visão com relação à histórias de aventura, que até então beirava ao preconceito absurdo e infundado, mudou completamente.
Pelo menos no "Volta ao mundo..." me senti tão envolvida com as situações e lugares descritos ao longo do enredo, que ter de parar no meio de algum capítulo era algo quase insuportável, tamanho o suspense que causava. Verne soube como ninguém tecer acontecimentos e encaixá-los com inteligência e vivacidade. A história da aposta de Phileas Fogg, que o levou a tal viagem é narrada com leve ironia em relação ao comportamento tradicional britânico, e mostra todo um leque de diferenças entre as mais diversas formas de comportamento existentes em cada continente. O que mais me surpreendeu foi a destreza com que Julio conseguiu criar desfechos para as inusitadas dificuldades em que a personagem se encontrou ao longo de caminho. O final da história é tão surpreendente que me deixou com aquela cara abobada de "pôxa, como ninguém pensou nisso antes?". E esse se tornou daqueles livros que com certeza vou reler com todo o gosto daqui algum tempo.
Gostei tanto dessa história que tive vontade de saber mais sobre o autor, e, numa feliz coincidência, encontrei sem querer uma matéria sobre ele num número antigo da revista Galileu. Julio Verne conseguiu me surpreender mais ainda, pois, pelo que li, ele foi uma figura super interessante, criou inúmeras outras histórias que pretendo ler assim que tiver oportunidade e "previu" muita coisa, como várias máquinas que só iriam ser inventadas muitos anos depois.

E agora Julio Verne pode ser considerado mais um dos meus autores preferidos.

11 comentários:

Caroline disse...

Júlio Verne é mesmo um artista *_*
Seus livros tem passagens maravilhosas, e muito, muito bem escritas. Ele sabia o que estava fazendo quando se trata de geografia e aventura *_*³
BjO´s!

alegria de viver disse...

Olá querida
Que bom, a descoberta valeu, também gosto.
Com muito carinho BJS.

Cati disse...

Eu também adoro essa história!! =D
Júlio Verne é mesmo um grande artista!
Tens que ler mais livros dele, vale a pena!

Pitty que Pariu disse...

Sempre li e ouvi falar bem de Júlio Verne. Aliás, no mais das vezes é falado com muito entusiasmo, tal e qual o seu comentário.
Certamente terei que um dia me dedicar a algum dos trabalhos do autor, e provavelmente o mais famoso que você mesma leu.
Você escreve muito bem, como cumpre a quem gosta de ler. Gostei do blogger. ;)

Tereza Dayana. disse...

mto legal seu blog ameiii o layout
*-* vc só tem que dar uma organizada nos seus gandjets viu :*

Tereza Dayana. disse...

eu já li esse livro é mto legal.

Bill Falcão disse...

Vim aqui porque vi seu sobrenome num comment por aí. E gostei, claro, do visual beatlemaníaco, pois também sou um, desde os tempos em que...Bom, deixa pra lá.
Bjooo!!!

C. Lisdália disse...

Obrigada pela visita!! que bom q vc gostou do blog...

Quanto ao livro, valeu a dica! Tb sempre ouço falar dele mas nunca parei para ler nada!

=**

doce amargo. disse...

esse livro é ótimo!

Lu Dantas disse...

Sabe aquela história de que "o que uma pessoa imagina, outras poderão transformar em realidade"? Isso é Julio Verne. Visão futurista e muita imaginação!

Vim retribuir a visita e adorei aqui!

Bjs

Bu disse...

19? que nada, tenho 17

e júlio verne é maravilhoso mesmo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...