quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

"Moderno"

Como prestei vestibular ano passado,tive que ler alguns livros obrigatórios.Só pelo fato de eu ser meio que "obrigada" a fazer algo,já comecei querendo fazer de má vontade.Mas,quando comecei a ler "A cidade e as Serras" de Eça de Queirós,a coisa mudou:esse livro é simplesmente ótimo!!
Descontando-se a linguagem meio difícil(por se tratar de um autor português),me identifiquei muito com todas as ironias que essa obra traz.E algo que me impressionou: mesmo a história tendo sido escrita no século retrasado,retrata um tema super atual: a relação que o ser humano estabelece com a sociedade,a modernidade e a dita "civilização".
Smpre achei que,com tanto avanço tecnológico,o ser humano passou a ter muito mais presunção com tudo o que já foi criado.E,pelo que parece,isso vem crescendo cada vez mais.
O que "A cidade e as serras" mostra é justamente a visão de alguém que acreditava que a única forma de se encontrar a felicidade era através da noção quase que completa de todas as ciências e tecnologias.Até que o personagem descobre uma forma muito mais simples e eficiente de se viver: em meio a natureza.
O que o livro quer passar não é a idéia de que se deva viver completamente isolado de novidades,mas sim que deva haver uma forma mais consciente e equilibrada de utilizar todas as coisas,tanto recursos naturais quanto a tecnologia.
E eu concordo plenamente.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...